FUNDAÇÃO ESPÍRITA ALLAN KARDEC – FEAK

Fundada em 06 de maio de 1987, por iniciativa do casal Kátia e Armando Falconi Filho e de Fernando Emílio Ferraz Santos, a Fundação Espírita Allan Kardec, conhecida popularmente por FEAK, teve como seu primeiro endereço a Rua D. Pedro II, nº 167, Bairro Mariano Procópio, transferindo-se para a sua sede própria na Rua Itamar Soares de Oliveira nº 200, no bairro Cascatinha, em 06 de novembro de 1988.
Desenvolve atividades variadas, tais como palestras, grupos de estudos, oficinas de capacitação e treinamento, cursos e atendimento fraterno em diversos horários, etc.
A FEAK conta atualmente com 508 TVAB – trabalhadores voluntários ativos no bem – que doam tempo e trabalho em suas diferentes áreas de atuação, cumprindo suas tarefas com assiduidade e disciplina.

ASSISTÊNCIA MATERNAL ANITA BORELA – AMAB

Anita Borela de Oliveira veja biografia em: "Categorias / Biografias"

Além das atividades inerentes a toda casa espírita, a FEAK desenvolve – com a contribuição e os esforços de voluntários e da comunidade – trabalho assistencial e promocional atendendo a uma grande demanda por parte das pessoas necessitadas também de auxílio material.

Segundo o Espiritismo, a formação moral de cada cidadão é de primordial importância para se enfrentar com dignidade os desafios que a vida apresenta a cada um em particular.

Cientes de que uma vida sadia se alicerça na infância, nosso trabalho objetiva o desenvolvimento integral da criança e do adolescente oferecendo-lhes reforço nutricional, tratamento odontológico e fisioterápico, assistência médica e psicológica, bem como oficinas de criatividade e integração. Paralelamente, trabalhamos os aspectos moral e intelectual, atentos às necessidades de cada família, a qual deve ser integralmente assistida, para que cada membro jovem se desenvolva em ambiente sadio e equilibrado, sustentado pelos adultos.

Assim surgiu a AMAB – Assistência Maternal Anita Borela – que é parte integrante do Departamento de Serviço Promocional e Assistencial, responsável pelas atividades acima descritas.

Inicialmente a meta era atender a pequenos grupos de gestantes, através de um curso com duração de 2 meses, para ministrar aulas com orientações básicas sobre a maternidade e cuidados com o bebê, encerrando-o com a doação de enxovais, alimentos, agasalhos, etc. às futuras mamães.

Devido à crescente demanda, fez-se necessária a reformulação da estrutura inicialmente montada com a ampliação dos serviços já prestados e a vinculação dos recursos materiais a propostas educativas.   Tais medidas visavam conscientizar as senhoras assistidas acerca de seus direitos como mulheres e cidadãs, proporcionando-lhes melhoria da qualidade de vida e de trabalho e, consequentemente, um melhor relacionamento com a família e a sociedade.

Títulos e Certificações:

Títulos de Utilidade Pública:

Reconhecido de Utilidade Pública Municipal – Lei nº 7407, de 05 de setembro de 1988
Reconhecida de Utilidade Pública Estadual – Lei nº 13.007, de 31 de agosto de 1998.
Reconhecida de Utilidade Pública Federal – Decreto Lei de 04 de novembro de 1998.

Registro:

CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social – Nº 088, renovado anualmente.
CMDCA-JF – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – Registro no 057, em 01/04/2005.
CEAS – Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social no 0212/2005, através da Resolução 135/11.08.05 – DOU de 16.08.05 – Seção I
Registrado no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas sob o nº 1.435 em 21 de junho de 1987

Menção Honrosa:

Por ter concorrido ao Prêmio Itaú Unicef – 1999, a AMAB/FEAK recebeu Menção Honrosa e passou, a partir do ano de 2000, a fazer parte do cadastro de participantes do Projeto Educação & Participação do Fundo das Nações Unidas para a Infância.

SOS- PRECES – Atendimento Telefônico

Com a finalidade de ampliar os serviços de atendimento ao próximo, numa vivência dos princípios cristãos, o SOS–PRECES foi implantado em Juiz de Fora, no dia 1º de agosto de 1994, pela Fundação Espírita Allan Kardec.

Seu principal objetivo é a prestação de assistência emocional, espiritual e evangélica às pessoas que, sozinhas, não conseguem resolver ou suavizar os seus problemas.

Atualmente, na FEAK, o serviço conta com 308 plantonistas que doam 3 horas de seu tempo, quinzenalmente ou semanalmente, pelo prazer de servir ao próximo. São voluntários cuja meta é oferecer ajuda às pessoas que têm dificuldades para suportar e superar dores, mágoas, frustrações, melindres, ressentimentos, perdas e enfermidades em geral.

Atendendo a uma média diária de mais de 200 telefonemas, através de quatro linhas telefônicas, cada plantonista busca com palavras compreensivas e estimulantes, ouvir atenciosamente, sem repreensão, usando como ferramenta de trabalho apenas o telefone e a boa vontade.

Nestes 16 anos, plantando sementes de alegria e otimismo, espalhando paz e esperança, o SOS PRECES atingiu a vitoriosa marca de 880.000 telefonemas atendidos (dez/2010) oriundos de todos os estados brasileiros, sendo alguns do exterior.

Cumpre ressaltar o caráter confidencial e sigiloso dos atendimentos. Os plantonistas jamais interferem na vida das pessoas e encaram com seriedade as confidências e os desabafos sejam de que natureza for .

Grande parte dos telefonemas recebidos se refere a pessoas que estão nos corredores dos hospitais, aflitos, aguardando a recuperação de entes queridos, crises conjugais, desemprego, remorsos, tendências suicidas, dúvidas sobre o aborto, alcoolismo, tóxicos, angústia, ansiedade, depressão, síndrome do pânico, dificuldades financeiras. Um bom número chama apenas para ouvir uma mensagem edificante de otimismo e esperança.

O serviço é oferecido diariamente, no período de 8h às 24h pelo telefone  (32) 3236-1122